O Rio São Francisco Foi Parar Em Maceió

Por estes dias, entre a paralisação dos funcionários da Educação do Estado e assembléias da categoria, aconteceu na Escola Estadual Mileno Ferreira da Silva, a escolha do livro didático para o ano letivo 2011. De repente o professor de geografia José Maria, chama-nos a atenção pra um fato inusitado: No livro, indicado pelo MEC, “Conexões Estudos de Geografia Geral e do Brasil” dos autores: Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, Edição 2010, Editora Moderna, à pagina 246 como nota de roda-pé de fotografia lê-se(idem):
“Figura13.15 Vista aérea do Rio São Francisco em Maceió (AL 2006). Pela importância histórica do Rio São Francisco no processo de ocupação do interior do país e na circulação entre o Sudeste e o Nordeste, esse rio ficou conhecido como o “rio da integração nacional”
Para ratificar o que está sendo dito, uma foto que praticamente toma a página inteira mostra um rio que provavelmente não se trata do São Francisco, margeando uma cidade que notoriamente não é Maceió.

Aproveitamos do mote pra fazer versos:

Do São Francisco a transposição
Lorota que nunca deu em nada
O gaiato aproveita e faz piada
Pela fome do bispo e o Sermão
Se de novo tocar na discussão
Dá em briga isso vai é dá mocó
Levar o rio pro sertão do seridó
É loucura, invenção é fantasia
Doidice num livro de Geografia
LEVOU O SÃO FRANCISCO A MACEIÓ

Imaginemos esse livro, caso seja adotado por professores, menos atento a estas questões. Sendo estes de outras regiões do país, é natural que possa passar despercebido. Nós aqui temos mais condições de perceber pela “intimidade” que temos com o “velho Chico”. Agora imagine um aluno, daquele professor, manuseando o livro com erro, tendo conhecimento de causa, sendo pesquisador ou alagoano. Com muita propriedade comentaria:
-Professor! Presidente Lula foi um presidente realmente macho!
-Por quê?
-Ele pode não ter feito a transposição do São Francisco pro Ceará, mas transpôs Maceió pra o Pontal do Peba!


Fabio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário