Mês De Junho: Viva São Paulo?

Mês de junho é mês abençoado. Celebram-se no decorrer desta quadra de semanas, importantes festas sacrossantas. A tradição popular já o consagrou como mês dos festejos juninos. A alegria, a vivacidade do interior do sertão estampada na cara, nos trajes, na música, na fala, nas comidas típicas. Tudo isso faz o povo sentir que esse, é mês atípico.
Usos e costumes juninos, aos poucos vão entrando na era digital, esta semana surpreendi-me ao ver minha filha Adla Juliana, que é professora, reproduzindo em CD, uma música do rei do baião Luiz Gonzaga, remixada, transformada num forró “hi tec”. Hoje em dia existe por aí, uma diversidade enorme de forrós: Forró Universitário, Forró Pé-de-serra, Forró Eletrônico, etc. Eu na minha santa e junina ignorância, só conheço um tipo de forró: O Forró!
Mas o que está arraigado leva tempo pra mudar. A tradição da queima da fogueira também. Polêmicas à parte, Preocupação dobrada pros ambientalistas, por conta da extração vegetal, no nordeste e o soltar balões no sul. Por exemplo, os fogos de artifícios, esse acredito que muitos estouros ainda irão provocar! o folclore aponta como origem do fogaréu, o anúncio do nascimento de São João Batista (aquele do carneirinho!). Sabemos da tradição católica, apostólica, romana, de venerar neste mês os santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
São João tem fama de dorminhoco, dá trabalho pra acordar pra sua festa. E quem não quer estar debaixo dos lençóis num tempo desse? São Pedro fica se “roendo” porque o trabalho é dobrado nesse tempo, tem que controlar as chuvas direitinho! Santo Antonio é outro coitado: vai pra dentro d’água, pra geladeira, é pendurado de ponta cabeça. Sofre se não arranjar noivo pras moças encalhadas! Recentemente outro santo tem sido citado querendo “entrar na festa”: São Paulo. Com ciúme mandou um E-mail (carta a imprensa acaba publicando) um recadinho pra Jesus, dizendo que arranjasse um jeito dele entrar nesta festa!
Portanto senhores animadores de quadrilha e puxadores de coco de roda, no meio da sua gritaria de “Viva São João!” vê se inclui daqui pra frente, também “viva São Paulo”! Pois se não sair ao menos um “viva São Paulo!” assim como dizem que o cão mija na porta de quem não acende fogueira, o “coisa ruim” vai mijar na sua página de E-mails!

Fabio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário