foto tirada hoje 12/03/2023  em Olinda Pernambuco Em visita ao Santuario da Mãe Rainha

 

ARNALDO ANTUNES E A C.F. 2023.

Composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto,: “Bebida é água/ Comida é pasto/ Você tem sede de quê?/ Você tem fome de que? “Comida”[1987], música da Banda Titãs. By letras.mus.com.br.” Pra mim é música atualíssima! Basta ver o mapa da fome no Brasil. Você pode conferir uma análise completa da letra desta música num dos muitos sites que exploram a banda de rock da década de 80.

Fome e sede é problema social desde que o mundo é mundo. Ainda hoje, vi, no aplicativo Instagram, uma socióloga (acho!) em uma palestra dizer que a humanidade não evoluiu muito desde que foi comprovada a sua existência. Dizia que nos primórdios, a problemática era sobreviver, vivia-se num mundo hostil. Sobreviver era a palavra de ordem. E concluía dizendo que achava que não havíamos evoluído muito, passados milhões de anos. A humanidade contemporânea continua buscando os mesmos propósitos de nossa sociedade primitiva. A moça, acertadamente dizia mais ou menos assim: Já era tempo de buscarmos outros ideais. Entender que se um de nós, dentre  os indivíduos pertencentes a raça humana passa privação, passa fome ou não tem o básico para sobreviver, infelizmente não podemos dizer que houve evolução.

Peguemos nós, um gancho nessa idéia. Confabulemos dentro do tema. As palavras: comer, beber, sede e fome, Elas estão bastante presente na Bíblia. Desde “Gênesis” ao “Apocalipse”, vamos ver?

“FOME E SEDE DA PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA

Porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto. SALMO 107; A minha alma tem sede do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? SALMO 42 1-2; O Deus tu és o meu Deus eu te busco intensamente, a minha alma tem sede de ti!  SALMO 63, 1-8; Estendo as minhas mãos para ti como a terra árida, tenho sede de ti. SALMO 143-6; Jesus respondeu: “Está escrito. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” MATEUS 4-4; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. MATEUS 5-6; Pois o pão de Deus  é aquele que descerá do céu  e dá vida ao mundo. JOÃO 6-33; Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim nunca terá fome, aquele que crê em mim nunca terá sede.” JOÃO 6-36; “Vem! Quem tiver sede venha, e quem quiser beba da graça da água da vida.” Fonte: bibliaon.com”

CNBB E FOME

“No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no mapa da fome das Organizações das Nações Unidas –ONU, depois de uma década. Há tamb em um inaceitável desperdício de alimentos. Bem como mau aproveitamento, quando não são jogados fora. 33,1 milhões não tinham o que comer. Fonte: vida pastoral CNBB 350 pág. 6.”

Os Evangelhos do final de semana e início da outra dão um destaque referindo-se ao tema: No sábado: A Parábola do Filho Pródigo que sentindo fome volta a casa do pai. LUCAS 15-11;32 E Jesus e a Samaritana no poço de Jacó. JOÃO 4-1;42.

Um retrato da fome no Brasil que estava escondido e que veio à tona recentemente, com o combate ao garimpo ilegal, é o ocorrido com a tribo IANOMAMI , indígenas brasileiros que ocupa o norte da floresta amazônica.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

  FILOSOFIA DE INSTAGRAM

“Você sabia? Se você pesa 100kg aqui na terra, em Marte você pesa apenas 38. Então, não é que você estás gordo, está no planeta errado.”

 

A PROFESSORA SOLETRANDO COM O ALUNO

“-Vamos repita comigo: C-o-l-g-a-t-e!

-Col-Ga-Te!

-Que palavra é essa?

-Paxta-de-denté!”

 

“Pedi um almoço por delivery. Minha esposa foi quem recebeu. Na tampa da quentinha estava escrito: “Bom almoço! Ass Pamela.”

Ela: quem é essa Pâmela?

Eu: -Mulé! Aí ta dizendo: “Assado de Panela!”

 

Fabio Campos, 11 de Março de 2023.

 

 


MAKING OFF









Nenhum comentário:

Postar um comentário