Os professores da Escola Municipal Senhora Santana, foram convidados a inscrever-se num curso básico de LIBRAS, a linguagem de sinais para surdos-mudos. O treinamento, encabeçado pelas professoras Sumaia e Helena, ocorre uma vez por semana num contra-turno e visa a promoção da inclusão social de alunos portadores de necessidades especiais. Uma vez que já é uma realidade no nosso meio escolar. Aceitamos o desafio muito embora sabendo das dificuldades que enfrentaríamos.
Não é muito diferente de aprender um novo idioma. Isso nos fez lembrar de outras formas de comunicação que a modernidade tem criado e nos obrigado a aprender para interagir com os demais indivíduos com os quais convivemos. O deficiente visual por exemplo, “vê” pelo tato. Levei algum tempo para entender o porquê daqueles mosaicos diferentes no piso das entradas de bancos: Ao pisar os bastões, o deficiente visual “lê”: Siga! Se pisa nas bolinhas entende: Pare!
Todo teclado, seja de computador, de celular, de orelhão, dos cashs de banco tem algumas teclas com alto relevo pros deficientes visuais poderem utilizar. A urna eletrônica emite aquele sinal sonoro também para eles se orientar. Pena que nenhum candidato dentro de suas proposta tenha citado um projeto digno a respeito dessa faixa da população, (pelo menos eu não vi). Nem o direito a um tradutor, naquela janelinha de canto tinha no horário eleitoral, que vergonha!
A instalação de rampas de acesso e banheiros adaptados pra cadeirantes (andador de cadeira de rodas) é lei e todas as escolas e repartições públicas são obrigadas a ter.
Mudando um pouco o foco e permanecendo ainda no mote comunicação, nos reportamos a linguagem gráfica usada na internet. Confesso que acho divertido e fico tentando entender essa nova “linguagem de sinais”. Por exemplo as pessoas riem de diversas formas no web espaço. Veja se você identifica aqui como é que você ri na internet assim?
rsrsrsrsrsrsrsrs (Desculpem-me, mas: Ô risadinha sem graça!)
Por acaso você ri assim: KKKKKKKKKKKKK!!!!!
(Aviso aos que riem assim: Estão rindo alto, e em inglês! Se quiser rir em português tem que ser assim: CÁCÁCÁCÁCÁ !!!!)
Há quem ria assim: Hehehehehe ou RáRáRáRáRá.
Risada boa deu outro dia meu amigo João do mato numa mensagem que me mandou, ele riu assim:
HUAHUAHUAHUAHUAHUA!!! Esta me parece uma risada gostosa não?
Se não achou nada engraçado, então diz aí: Como é que se chora na internet?
Fabio Campos
É Professor em S.do Ipanema-AL